MICROLEARNINGS

MICROLEARNINGS

Nesta página você encontra conteúdos selecionados em formato de microlearnings para refletir e apoiar o seu processo de desenvolvimento. Toda semana – terças e sextas, eles são publicados no Instagram do Carreira Bistrô. Mas, caso tenha interesse, desenvolvemos de forma personalizada para sua empresa, nas mídias e-book, podcast ou videocast. Fale conosco!

Categorias

Saúde & Bem-estar
FILME DE ANIMAÇÃO - SOFT SKILL / GESTÃO DAS EMOÇÕES
SOFT SKILL / GESTÃO DAS EMOÇÕES
COMUNICAÇÃO EMPÁTICA E NÃO-VIOLENTA
Liderança – Lidera+ Soft Skill
Liderança – Lidera+ Agilidade
Liderança – Lidera+ Cnv
Liderança – Lidera+ Estratégia

Categoria: SAÚDE & BEM-ESTAR

Pare e pense: sua saúde emocional “tá on”? Neste microlearning apresentamos a equação emoção-sentimento-pensamento e o impacto no bem estar físico e mental, que vai além do entendimento de saúde como ausência de doenças. Também alertamos para alguns sintomas que podem demonstrar que está na hora de ampliar o autocuidado e adotar novas práticas no seu dia a dia. Uma reflexão necessária, que não dá para adiar!

Categoria: SAÚDE & BEM-ESTAR

Sabe aquela lista interminável de promessas que fazemos e não cumprimos? Pois é, a maioria do que desejamos realizar acaba não acontecendo, pois tem uma relação direta com mudança de hábitos. Para nos ajudar, criamos este microlearning: “Tá difícil mudar seus hábitos?”. Além do conceito sobre o ciclo do hábito, apresentamos dicas sobre as três camadas da mudança e as quatro alavancas para a criação de novos hábitos. Ao final, a dica do livro e do vídeo do James Clear sobre Hábitos Atômicos. Imperdível!

Categoria: SAÚDE & BEM-ESTAR

Já ouviu falar sobre a SOCIEDADE DO CANSAÇO e os impactos neuronais que nos impactam? Esse é tema deste microlearning que, além de apresentar o conceito do filósofo Bying-Chul Han que caracteriza uma era do super desempenho, sugere seis dicas do Bistrô sobre atitudes inteligentes que podem proporcionar maior bem-estar, com foco no modo de viver presente, na conexão, no repouso e na gratificação das próprias necessidades e sentimentos. Vale ler, refletir e adotar novas práticas!

Categoria: SAÚDE & BEM-ESTAR

Já entrou em FLOW? Este microlearning aborda a importância de desenvolvermos experiências ótimas de atenção focada, de superconcentração, acompanhadas por motivação, energia e alto desempenho. Além do conceito, dicas para ajudar na preparação deste estado. Vale conferir e praticar!

Mais um filme de animação para encantar e ensinar: DIVERTIDA MENTE. Uma obra prima, vencedora do Oscar de 2016, que nos apresenta o complexo funcionamento das emoções humanas partir das emoções básicas: a Tristeza, o Medo, o Nojinho, a Raiva e a Alegria. Com muitas possíveis análises, escolhemos abordar a seguinte questão “SOMOS AQUILO QUE SENTIMOS” e destacamos oss seguintes aspectos: o investimento na inteligência emocional, saber expressar sentimentos e emoções, bem como enfrentar conflitos e a adoção de uma atitude positiva perante às mudanças.

Este microlearning traz como pano de fundo o curta de animação “O QUE NOS MOVE CABEÇA OU CORAÇÃO?”, escrito e dirigido pelo brasileiro Leo Matsuda para a Disney Pixar. A história retrata a vida de Paul e o que pulsa dentro do seu corpo, onde o cérebro (razão) e o coração (emoção) – verdadeiros protagonistas, entram em conflito, na tentativa de oferecer um maior sentido à vida. A partir desta questão levantamos três alertas para sua reflexão sobre qualidade de vida, saúde física e emocional. Imperdível, confira!

Este microlearning traz como pano de fundo o curta de animação “O QUE NOS MOVE CABEÇA OU CORAÇÃO?”, escrito e dirigido pelo brasileiro Leo Matsuda para a Disney Pixar. A história retrata a vida de Paul e o que pulsa dentro do seu corpo, onde o cérebro (razão) e o coração (emoção) – verdadeiros protagonistas, entram em conflito, na tentativa de oferecer um maior sentido à vida. A partir desta questão levantamos três alertas para sua reflexão sobre qualidade de vida, saúde física e emocional. Imperdível, confira!

Esse longa de animação não podia ficar de fora: RATATOUILLE! Um clássico, vencedor do Oscar de 2007. Com muitas possibilidades de análise, escolhemos abordar a seguinte questão “VOCÊ ENCARA A ARENA DA VIDA?” e algumas competências diferenciadoras que fazem a diferença na vida pessoal e profissional, a partir das pesquisas da Brené Brown sobre acreditar em si mesmo, ser resiliente, ter uma atitude positiva e viver com ousadia!

Sem modéstia, está demais! Inspirada na obra prima da Disney Pixar, SOUL, o tema deste microlearning é “O QUE VOCÊ TEM FEITO DA SUA VIDA?”. Para ajudar na reflexão, três lições, abordadas no filme, que nos ajudam a pensar sobre a forma que encaramos a nossa jornada, que na verdade é mais importante do que o próprio destino!

Vai! E ser der medo, vai com ele mesmo! Neste microlearning propomos uma reflexão sobre como encarar situações reais ou irracionais relacionadas a perdas, inseguranças, vulnerabilidades e intimidações. Além de explicar os sintomas e as variações do medo, apresentamos seis dicas bistrô de como lidar com esse sentimento, começando pela aceitação até o controle da respiração. Tá esperando o quê?

Tá difícil, né? Mais um motivo para você investir na inteligência emocional, tema deste microlearnig. Mais do que o conceito, que você já deve conhecer, apresentamos cinco dicas de como desenvolvê-la na prática, começando pelo autoconhecimento, passando pela ampliação do seu vocabulário emocional, o “responder” X “reagir”, o enfrentamento dos momentos em que não estamos bem e a vivência da empatia. Vale conferir!

Você sabe lidar com a sua raiva? Conhece os gatilhos que a despertam? Este é tema deste microlearning, que traz como referência os princípios da comunicação não-violenta. Além de falarmos da necessidade de repensar crenças limitantes, apresentamos alguns passos para melhor vivenciá-la. No final, dicas de dois livros para seu aprofundamento. Se eu fosse você, investiria nesta reflexão!

Um microlearning pra lá de necessário, que aborda o tema CONFLITOS, a partir dos princípios da Comunicação Não-Violenta. Para ajudar na prática, apresentamos oito dicas de como mudar o tom da fala e da escuta e avançar em acordos. Para finalizar, sugestão de um livro e de uma TED com Dana Caspersen, especialista e mediadora do tema. Dica preciosa para desenvolver novas possibilidades e relações ganha x ganha!

Mais um microlearning imperdível! O tema é CONVERSAS DIFÍCEIS, abordagem que surgiu a partir do “Método Harvard”, que além de abordar a negociação e solução de problemas, enfatiza a importância da comunicação bilateral, com destaque para a postura mental e emocional e as habilidades de expressão necessárias para uma comunicação eficiente. Além do conteúdo, também apresentamos a sugestão do livro “Conversa Difíceis – como argumentar sobre questões importantes”, de Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen, e indicamos o documentário da Brené Brown,“Poder da Coragem”, exibido pela Netflix. Uma lindeza!

Para celebrar a live que tivemos com o Cláudio Thebas, em 28/10/2020, sobre “Como ser melhor escutado”, este microlearning é sobre ESCUTO E SOU ESCUTADO?, onde apresentamos as sete regras (ou melhor pistas!) para novos comportamentos. Para apoiar a aprendizagem, sugerimos o livro “O Palhaço e o Psicanalista”, de Christian Dunker e Claudio Thebas e a série “Fala que eu (não) te escuto”, no Youtube. Sensacional!

Você realmente sabe o que é ser um LÍDER ÁGIL? Ou ainda acha que é fazer tudo rapidinho? Este conceito, os pilares dos 3 C’s e as competências diferenciadoras, estão nesta edição do nosso microlearning LIDERA+. Para fechar com chave de ouro, um desafio para você refletir sobre o seu perfil e padrão de liderança.

O tema é tão bom que merece uma 2a parte! Nesta Lidera+ sobre Liderança Ágil, além de oferecermos um pouco mais de conceito, apresentamos a mudança que a lógica ágil causa na cultura organizacional e na sua gestão. Adicionalmente, os três aspectos que precisam ser alvo da sua agilidade – configuração de contexto, aprendizado e conexão e o desafio do líder para você avaliar o que começar, continuar e cessar.

Ao pensar em Gestão da Mudança, você pensa em processos ou em pessoas? Este é o tema do nosso LIDERA+, o microlearning do Bistrô para líderes ágeis. Além do entendimento deste conceito e das condições que precisam ser criadas, apresentamos três práticas para garantir uma gestão humanizada e um desafio final, para que você coloque pessoas no centro da sua ação!

Você sabe o que significa Segurança Psicológica no ambiente de trabalho? Este é o tema do microlearning Lidera+ desta semana. Além do entendimento correto deste conceito e das condições que precisam ser criadas pelo líder, apresentamos três dicas e um desafio final, que ajudará você avaliar a sua gestão. Leia, curta, cuide de si e da sua equipe!

A proposta deste microlearning é abordar o valor de um PROPÓSITO e orientar os líderes no alinhamento e engajamento das suas equipes, a partir da lógica do “o que fazemos, como fazemos e porque fazemos”. Além do conceito, três perguntas que orientam a construção da declaração e o desafio da liderança, que sugere a realização de um workshop de “descoberta do porquê”. Está pronto para esta construção coletiva?

Sabe aquela mentalidade “Sou responsável pelo que falo e não pelo que você entende”? Pois é, não cabe mais nas narrativas das lideranças! Líderes autênticos prezam por relações ganha-ganha e não se utilizam de estratégias abusivas e discursos violentos. Com esta pegada, o nosso microlearning LIDERA+ apresenta o tema LIDERANDO A NÃO-VIOLÊNCIA e os três impactos positivos desta gestão. Para fechar, o desafio do líder, que sugere a prática de uma comunicação empática. Tá esperando o quê para iniciar?

Você é daqueles líderes que ao se deparar com um comportamento diferente do seu, logo emite um julgamento, uma crítica, uma rotulação? Pois bem, saiba que este tipo de linguagem – que na maioria das vezes se manifesta com “isto está errado”, do “deveria ser diferente” e do “tem que ser assim … ” tem relação direta com uma comunicação alienante, bloqueadora da empatia. Para entender melhor, leia nosso microlearning. Além do conceito de julgamentos moralizadores, apresentamos três observações esclarecedoras e um desafio para você refletir sobre como você está se relacionando com esta questão. Bora lá checar?

A colaboração é algo presente na sua liderança? Você sabe nutrí-la? Este é o tema do LIDERA+ que, além de apresentar o conceito e as condições para sua existência – inspiradas em um artigo do MIT, apresenta dicas de comportamento para os líderes e um desafio pra lá de interessante, para que você faça um check point da sua prática.

Já parou pensar por que você não confia em alguém? Quais foram os elementos ou comportamentos que minaram a relação? Pois bem, confiança e autoconfiança são os temas de destaque do nosso LIDERA+, que apresenta, além dos conceitos, a lógica B.R.A.V.I.N.G., modelo desenvolvido pela Brené Brown, e o desafio do líder. Feito e especialmente para você refletir e praticar!

Este microlearning foi pensado para tirar você do “piloto automático”, ampliando o foco, para não se perder com tarefas desnecessárias ou que tirem a sua atenção daquilo que é relevante. Além da reflexão, três dicas e o desafio da liderança, que ajudará você a priorizar as suas tarefas/atividades. Tá esperando o que para começar agora?

Você é um líder que contagia ou é contagioso? Esta é a reflexão do LIDERA+, nosso microlearning para líderes ágeis. Além de abordarmos o impacto de uma liderança tóxica, sugerimos três ações contagiantes e um desafio final, para que você avalie o que deve continuar, começar e cessar na sua gestão. Que tal refletir sobre a sua atuação e repensar suas práticas?

Já parou para pensar em que mundo estamos vivendo? Quais as suas características e impacto? Esta é a reflexão do LIDERA+ desta semana, que apresenta o conceito BANI, seu significado e dicas de como devemos reagir. Ao final, ainda traz um super desafio para que você reflita sobre as suas práticas e comportamentos de gestão. Pronto para fazer diferente?

Já ouviu falar em conversas ágeis? Não, não são conversas rapidinhas e superficiais. Muito pelo contrário, são conversas que moldam a ação, com foco em geração de valor e soluções, sustentadas pelo interesse genuíno de gerar empatia e entusiasmo. Além do conceito, apresentamos três dicas de como realizar conversas mais ágeis e o desafio da liderança, que vai provocar você a pensar nos seus melhores ativos. Confira!

Já falamos bastante sobre Liderança Ágil, mas hoje é a vez dos TIMES ÁGEIS. Mais do que apenas uma referência às Metodologias ágeis, estamos falando de times autodirigidos, aqueles que possuem alinhamento, senso de propriedade, engajamento, multifuncionalidade e autonomia para tomar decisões e gerar soluções. Além disso, apresentamos o que muda no papel dos líderes quando assumem uma posição de coaches e servidores e, para concluir, as cinco verdades sobre times ágeis e o aquele desafio para você avaliar a sua prática. Que tal testar agora?

O que é uma Liderança Inclusiva? Este é um tema central nas agendas dos ambientes corporativos e é tema deste LIDERA+,Além da importância e impacto, apresentamos as quatro características dos líderes inclusivos e o desafio da semana, com perguntas para você avaliar a estratégia organizacional e a sua prática. Como você já sabe, é um conteúdo prático para você curtir e refletir sobre as vulnerabilidades e oportunidades da sua gestão.

Este LIDERA+ apresenta dados da pesquisa MULHERES NA LIDERANÇA, publicada em dezembro de 2020, pela parceria dos jornais Valor Econômico e O Globo, das revistas Época Negócios e Marie Claire, e da ONG Women in Leadership in LatinAmerica (WILL), na qual foram identificadas as melhores práticas, políticas e processos na promoção da liderança feminina em empresas brasileiras. Informação necessária para entender os avanços e desafios da equidade de gênero.

Você conhece os seus sabotadores? Esse é o tema deste microlearning.Além do conceito de QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA POSITIVA, apresentamos a lógica do SÁBIO e dos SABOTADORES, que podem nos conduzir para felicidade ou infelicidade, sucesso ou fracasso. Para ajudar no aprofundamento, uma dica do livro e de uma TED do Shirzad Chamine, presidente da CTI – Coaches Training Institute.

Contato

Praia de Botafogo, 210 conjunto 901. Botafogo – Rio de Janeiro
+55 (21) 2553-5869 +55 (21) 98721-7284