D.R.E.A.M. TEAMS BISTRÔ®️

METODOLOGIA ATIVA DE EVP E ALTA PERFORMANCE

O Maior desafio das organizações é oferecer uma
“experiência dos sonhos” aos seus colaboradores .

A EXPERIÊNCIA DOS COLABORADORES E A IMPORTÂNCIA DE UM EVP

Sabemos que, a experiência do empregado é composta por um conjunto de variáveis e, independentemente de ser criada formalmente ou não pelas próprias organizações, elas existem. 

Isso significa que, todos os empregados vivenciam experiências, todos os dias, podendo as mesmas serem negativas ou positivas. 

Quando este ciclo é sustentado por experiências positivas, tende a impactar diretamente o engajamento, a cultura, o alinhamento da estratégia e a gestão de desempenho e é aqui que surge a importância da construção de uma proposta de valor, um EVP (EMPLOYEE VALUE PROPOSITION), com FOCO HUMANO, que ofereça condições para que, além da produtividade, haja transformação das pessoas e da cultura, de modo a alcançar o propósito coletivo de PERTENCIMENTO, CONEXÃO, AGILIDADE e INOVAÇÃO. Afinal, EVP é um compromisso da cultura com as pessoas.

O EVP nasce de um profundo diagnóstico de escuta em todos os níveis da organização, para compreender as necessidades e sentimentos existentes. O que é desejado pelos colaboradores.

A ABORDAGEM DO D.R.E.A.M. TEAMS BISTRÔ®️

Inspirados nesse contexto, desenvolvemos a abordagem D.R.E.A.M. TEAMS BISTRÔ®, composta por cinco dimensões integradas, que visam promover condições para a criação de uma cultura com foco em crescimento, experimentação e aprendizagem, capaz de gerar vínculos e engajamento.

Na dimensão DEVELOPMENT, encontra-se a lógica dos Princípios Ágeis e do Lifelong Learning – que estimula a autonomia, a experimentação, a aprendizagem continuada e as oportunidades e desafios.

Na dimensão REPUTATION, o foco está no conjunto de princípios que formam a base para a construção de das relações sólidas e verdadeiras. Trata-se de cuidar da relação da organização com os seus stakeholders, alinhando as expectativas e gerenciando as ambiguidades.

Em ENVIRONMENT estão as condições e o ambiente de trabalho. Como diz o relatório deste ano da Deloitte Global Human Capital Trends de 2020: “é necessário criar o senso de pertencimento e desenhar o trabalho com foco em bem-estar.”

Isso significa, além de colocar as pessoas no centro, fazer com que cada indivíduo se sinta respeitado e tratado de forma justa em um ambiente de trabalho inclusivo, o que envolve, meritocracia, diversidade e inclusão, e comunicação.

A dimensão ATTITUDE representa os valores e soft skills, que favoreçam uma cultura de alta performance. Aqui fazemos uma correlação direta com os princípios da psicologia positiva, com destaque para as competências emocionais e sociais. Adicionalmente, usamos as referências de Patrick Lencione sobre times de alta performance, que define a confiança como condição para resultados coletivos.

E, finalmente, no MANAGEMENT, que analisa os aspectos relacionados a criação do propósito, alinhamento de expectativas e práticas de delegação, feedback e acompanhamento.

Independentemente da extensão do projeto – o que varia muito, já aplicamos este modelo em diferentes empresas e segmentos, adaptando-o às demandas e necessidade, de modo a apoiar nossos clientes na cocriação dos seus processos de transformação.

A ABORDAGEM DO D.R.E.A.M. TEAMS BISTRÔ®️

Inspirados nesse contexto, desenvolvemos a abordagem D.R.E.A.M. TEAMS BISTRÔ®, composta por cinco dimensões integradas, que visam promover condições para a criação de uma cultura com foco em crescimento, experimentação e aprendizagem, capaz de gerar vínculos e engajamento.

Na dimensão DEVELOPMENT, encontra-se a lógica dos Princípios Ágeis e do Lifelong Learning – que estimula a autonomia, a experimentação, a aprendizagem continuada e as oportunidades e desafios.

Na dimensão REPUTATION, o foco está no conjunto de princípios que formam a base para a construção de das relações sólidas e verdadeiras. Trata-se de cuidar da relação da organização com os seus stakeholders, alinhando as expectativas e gerenciando as ambiguidades.

Em ENVIRONMENT estão as condições e ao ambiente de trabalho. Como diz o relatório deste ano da Deloitte Global Human Capital Trends de 2020: “é necessário criar o senso de pertencimento e desenhar o trabalho com foco em bem-estar.”
Isso significa, além de colocar as pessoas no centro, fazer com que cada indivíduo se sinta respeitado e tratado de forma justa em um ambiente de trabalho inclusivo. Por isso estamos falando de bem estar, meritocracia, diversidade e inclusão, e comunicação.

A dimensão ATTITUDE representa os valores e soft skills, que favoreçam uma cultura de alta performance. Aqui fazemos uma correlação direta com os princípios da PSICOLOGIA POSITIVA, com destaque para as competências emocionais e sociais. Adicionalmente, usamos as referências de Patrick Lencione sobre times de alta performance, que define a confiança como condição para resultados coletivos.

E, finalmente, no MANAGEMENT, identificamos que, além dos aspectos relacionados a criação do propósito e das práticas de delegação, feedback e acompanhamento, um dos principais motivos que contribuem para que times fortes se tornem engajados é o alinhamento de expectativas, aspectos que que superam fatores como remuneração e outras condições mais tangíveis.

Independentemente da extensão do projeto – o que varia muito, já aplicamos este modelo em diferentes empresas e segmentos, adaptando-a às demandas e necessidades, a partir da análise das cinco dimensões. Ajudando, assim, nossos clientes a cocriarem os seus processos de transformação.

Para informações sobre sua lógica de aplicação,
entre em contato conosco.

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SOMOS DREAMERS. SOMOS BISTRÔ!