DAYSE GOMES
CEO Carreira Bistrô / Executive & Team Coach / Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional / Palestrante
Sabe aquela conversa que não foi legal, pois você não conseguiu dizer o que queria, ou que virou uma “batalha” de mensagens negativas, gerando total desconforto? Pois bem, é o que chamamos de conversas difíceis!
A verdade é que, querendo ou não, elas fazem parte do nosso dia a dia, e o que as torna ainda mais desafiadoras é a nossa falta de habilidade de falar sobre o que realmente importa, criando distanciamento em vez de conexão.
Expressar-se bem em uma conversa difícil não tem nada a ver com eloquência, tampouco com uma tentativa de vencer ou convencer.
O segredo está em compartilhar como e por que você enxerga as coisas de determinada maneira, a forma como se sente e até mesmo quem você é, sem deixar de ter curiosidade e empatia pela outra pessoa, abrindo espaços para conversas de aprendizagem — aquelas que verdadeiramente aproximam e transformam as relações.
Para ajudá-lo, fique atento a estas dez dicas.
- Observe sem julgar.
- Esteja presente, seja verdadeiro e fale dos seus sentimentos e necessidades.
- Tenha curiosidade sobre os sentimentos e necessidades da outra pessoa.
- Compreenda e respeite pontos de vista.
- Saia da defesa de uma estratégia ou de uma posição.
- Teste seus pressupostos, suas hipóteses.
- Em caso de ataque, resista ao impulso de contra-atacar.
- Em caso de conflito, foque nos sentimentos e nas necessidades, e não em quem tem razão. Se necessário, busque alternativas que favoreçam as partes.
- Seja explícito ao fazer acordos.
- Seja corajoso.
Uma coisa é certa: não existem novos resultados com velhos comportamentos. Portanto, em vez de atacar o outro e se colocar no papel de vítima, o primeiro passo é rever as próprias abordagens e ter consciência de que a intenção do ganha x ganha, a empatia e a demonstração da própria vulnerabilidade podem ajudar na obtenção de melhores resultados. Experimente, você vai se surpreender!